Morada Nova de Minas

ESTA PÁGINA DO BLOG TEM POR OBJETIVO DESENVOLVER UMA APRECIAÇÃO AINDA MAIOR DA CIDADE DE MORADA NOVA DE MINAS.

CITAÇÕES DE LIVROS, RELATOS PESSOAIS, FOTOS HISTÓRICAS E MUITOS OUTROS RECURSOS SERÃO UTILIZADOS PARA AMPLIAR A VISÃO SOBRE NOSSA CIDADE. CONTAMOS COM SUA CONSIDERAÇÃO E COLABORAÇÃO.

_________________________________________________________________________


Reportagem sobre o gás em Morada Nova de Minas.

Conjunto Musical "Santa Cecília"

Morada Nova preserva uma das mais belas tradições mineiras, banda de música. O conjunto musical foi fundado em 12 de novembro de 1958, tendo sido seus fundadores: Antônio Rodrigues Macie Dr. Antônio Silva (Juiz de Direito), Paulo Montenegro Vilarinhos. Os primeiros colaboradores foram o prefeito municipal Dr. Agenor Soares dos Santos, Inácio Pereira de Souza, Sebastião Dayrell Magalhães, Otávio Alvares de Castro e o primeiro maestro foi José Silvestre de Rezende Dornas. O conjunto recebeu da prefeitura em 1958 Cr$ 130.000,00 (cento e trinta mil cruzeiros) para sua organização e em 1959, Cr$60.000,00 (sessenta mil cruzeiros) para aquisição de instrumentos e ganhou aluguel do imóvel. Hoje, tem sua sede própria onde é ministrado aulas para os novos integrantes e está cada vez mais ativa e alegrando nossas horas de lazer.
FONTE:
Livro: A Saga de Nosso Povo
Escritora: Adelaide Santos e Dias


CARTAS CONTENDO NOSSOS AGRADECIMENTOS À PREFEITURA DE MORADA NOVA DE MINAS

(ESPECIALMENTE, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA E ESCOLA HELOÍSA DE CAMPOS SANTOS)





CARTA 02





Morada Nova de Minas, quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CARTA DE AGRADECIMENTO

À

Prefeitura de Morada Nova de Minas(MG)
Endereço: Av. Coronel Sebastião Pereira de Magalhães e Castro, 315 Centro
Telefone: (38)3755-1100 begin_of_the_skype_highlighting            (38)3755-1100      end_of_the_skype_highlighting

A Igreja Presbiteriana vem por meio desta, agradecer publicamente a Vossa Senhoria pelo espaço da Esc. Municipal D. Maria do Carmo cedido à nós e às demais Igrejas Evangélicas para a realização do Curso de Capacitação para o Ensino Infantil.
Foram inscritos 36 alunos que participaram do curso de segunda a sexta-feira recebendo o certificado em mãos e tendo acesso a uma diversidade de materiais pedagógicos para o ensino bíblico infantil como jogos, livros, histórias, fantoches e outros.
Agradecemos, portanto, a Secretária de Educação, o Sr Prefeito, a diretora e vice diretora da Escola Municipal D. Maria do Carmo pela prestimosa ajuda que nos ofereceu.

Que Deus os abençoe, os direcione e os guarde nEle!

Grato,




Ilton Marcos Soares Freitas
Missionário(IPE)
Fones: (038) 98287853




R. Waldemar Álvares Rodrigues de Souza, 667 – Centro,
Morada Nova de Minas/MG. CEP: 35628-000








CARTA 01



Morada Nova de Minas, quinta-feira, 5 de agosto de 2010

À

A/C Hélen Cristina Lourenço Rezende Rocha
Secretária de Educação e Cultura (SEMEC)
Endereço: Av. Coronel Sebastião Pereira de Magalhães e Castro, 315 Centro
E-mail: educacao@moradanova.mg.gov.br
Telefone: (38)3755-1100 begin_of_the_skype_highlighting            (38)3755-1100      end_of_the_skype_highlighting


Secretaria de Educação de Morada Nova de Minas

Cara Hélen,

Nós, Igreja Presbiteriana, estamos profundamente agradecidos pela sua boa vontade em ceder-nos o prédio da Escola Heloísa de Campos Santos, para que pudéssemos realizar a EBF(Escola Bíblica de Férias), nos dias 18 a 25 de Julho.
Foram mais de 150 crianças e adolescentes assistidos durante quatro dias seguidos com brincadeiras, histórias bíblicas, palhaços, oração, música, teatro, filme, espaço “altas horas”, lanche e muitas dinâmicas que promovem a valorização de uma boa autoestima. Além de tudo isso, muitas das crianças foram ouvidas particularmente e receberam aconselhamento e cuidados personalizados.
Recebemos as chaves da Escola, pelas mãos da Diretora Flávia Freitas e a ela devolvemos o prédio sob sua supervisão e aprovação.
Mais uma vez, queremos agradecer a prefeitura(na pessoa do Sr. Prefeito Alexsander da Silva Rocha, Sec. Hélen Cristina Lourenço Rezende Rocha e Dirª. Flávia Freitas) pela distinta colaboração ao serviço que prestamos a esta comunidade e para isso deixamos a seguir os versos de bênçãos para que vocês possam meditar:
O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz”.(Nm. 6.24-26).

Seus amigos,
com quem vocês podem contar,

Ilton M. Soares Freitas.
Alessandra A. A. F. Freitas.
Igreja Presbiteriana de Morada Nova de Minas.
Fone: (038) 9828-7853 begin_of_the_skype_highlighting            (038) 9828-7853      end_of_the_skype_highlighting
OBS: Esta carta será postada em nosso blog.

R. Waldemar Álvares Rodrigues de Souza, 667 – Centro,
Morada Nova de Minas/MG. CEP: 35628-000

_________________________________________


ABAIXO ESTÁ UMA AMOSTRA DO QUE ESTÁ PARA ACONTECER EM MORADA NOVA DE MINAS:
É realmente algo já há muito esperado e que agora Deus tem nos dado através da Prefeitura e outros órgãos públicos.


Notícias

________________________________________

ALGUMAS CITAÇÕES DO LIVRO

MORADA NOVA DE MINAS E A OPINIÃO PÚBLICA

- ILDA DE OLIVEIRA DAYRELL.


Diletos blogueiros,
Foi para mim grande alegria encontrar na Biblioteca Pública de nossa cidade a obra de Ilda de Oliveira Dayrell. No seu livro, pode-se perceber que a autora realmente tinha um coração nas coisas que tocam a vida. O livro mostra o impacto que o represamento das águas do “Velho Chico” causou à cidade, mas não foi menor a resposta desta guerreira no seu desabafo bem articulado, dirigido aos governantes de seu tempo. Espero em breve postar trechos do livro A SAGA DE NOSSO POVO, o livro mais completo sobre a história de nossa gente.
E enquanto você lê estas citações poderá notar também, um pouco do anseio eterno que está no coração de todo homem. Então, boa leitura.
M. Ilton.
Igreja Presbiteriana Moradas de Paz – Uma Igreja de portas abertas para você!
__________________
“Algum dia a vida ali transcorrerá, harmônicamente, sem o sabor amargo das lamentações, sem o sentido da inutilidade da vida, pela contemplação da ineficácia dos ideias, do trabalho nas construções das fazendas, das casas, das pastagens, dos paióis, dos pomares, dos engenhos, das lavouras, já que tudo isto ficou submerso, nas águas caudalosas da represa. Novas fontes de vida serão criadas e o amor à terra, que sempre fazia vibrar a alma dos camponeses, ressurgirá”. Pg. 4.
__________________
“A solidão reinante será no futuro movimentada por novos impulsos de trabalho e o passado será uma lembraça feliz, entre novos sonhos e novas esperanças. A vida assim impulsionada prosseguirá no seu ritmo. Ligará o passado, o presente e o futuro para a imortalidade”. Pg. 5.
__________________
“Sugere-se à arte de algum arquiteto famoso, um esboço da região do futuro”. Pg. 7.
__________________
“A consciência histórica é força invisível que liga as criaturas humanas a uma dignidade coletiva”. Pg. 17.
__________________
“Qualquer perigo pode ser avistado ao longe, que nunca é muito longe. As almas do Outro Mundo não pulam os muros dos cemitérios das igrejas, porque respeitam o direito dos vivos de não se assustarem”. Pg. 19.
__________________
“O chapadão é  um Oceano enxuto que tem de ser navegado com esforço, atenção e inteligência. Ninguém se perde nas montanhas, mas muita gente morreu desorientado nas planícies mesopotâmicas do Norte de Minas”. Pg. 20.
__________________
“Morada Nova está à beira dessa represa que produz eletricidade para os elevadores das cidades ricas. Perdeu suas terras, porque essa represa as inundou. Fazendas e vastas pastagens desapareceram sob o lençol de água. Mas também poderá bombear essa água para as regiões proximas, que mostrarão aos geógrafos da fome, que milho, feijão, arroz etc. não nascem nos lenções de asfalto do Rio de Janeiro ou de qualquer parte… Mas podem ser plantados, e como o citado trigo indiano, abastecerem as cidades onde vai a força dos geradores de sua represa de Morada Nova. PLANTANDO DÁ! Mas é necessário regar com água das Três Marias. Pg. 20.
_________________________
R. Waldemar Álvares R. de Souza, 667
Centro
Morada Nova de Minas-MG
(038) 9828-7853
Ilton

Um comentário:

  1. Nós, Amores no Velho Chico, passamos por sua cidade e batemos um longo e delicioso papo com Dona Adelaide. Uma senhora digna do nosso respeito e carinho, por sua determinação e competência. O livro, tão bem elaborado por ela, é uma excelente fonte de pesquisa para todos que sabem reconhecer o valor das raízes na construção da história.

    ResponderExcluir