terça-feira, 6 de julho de 2010

MORADA NOVA DE MINAS E A ILHA DE MALTA

Chega de (má)cumba e (boa)cumba. Cumba é o mesmo que feitiçaria(dic. Houaiss). Basta o tempo de superstições entre nós.
Quando Paulo chegou com o Evangelho na Ilha de Malta(At. 28.1-10) contactou primeiramente os bárbaros, povos extremamente supersticiosos. À beira de uma fogueira Paulo é picado por uma víbora(serpente venenosa). Segundo as tradições abarrotadas de superstições daquele povo, um homem que acabara de escapar de um naufrágio e agora sobrevivendo ao frio é picado por uma víbora, só poderia ser um assassino. O esperado não aconteceu, não inchou, nem caiu morto de vez, então disseram: ele é um deus.
Ao contrário dos bárbaros, Paulo se comporta segundo o Evangelho. Ao ser picado pela víbora, não gastou tempo conjecturando, debatendo ou divagando sobre algum mau presságio. Só não buscou soro antiofídico porque não havia, mas fez o que devia: sacudiu o réptil no fogo para que soltasse seu dedo, continuou aquecendo-se tão somente confiando na soberania de Deus sobre sua vida.
Mais tarde, orou por Públio(o governador da ilha de Malta) para que fosse curado e depois orou também por todos os enfermos e todos foram curados.
O Evangelho não tem nada a ver com superstição, fetichismo, ocultismo, magia, espiritualismo ou coisas semelhantes. O Evangelho lida com a vida sem complicações(2Co.11.3). Quando há enfermos, oramos por eles e nada cobramos dos mesmos, nem mesmo precisamos de objetos para emular ninguém. Se o Senhor determinar(o Senhor e não nós) eles serão curados. Nossa vida está totalmente nas mãos de Deus. O vencer e o perder, o alegrar e o entristecer, o viver e o morrer não dependem de manipulação de objetos para a obtenção de favores sagrados, não dependem de crenças e temores em coisas inócuas, mas dependem de Deus somente.
O que a Ilha de Malta tem a ver com Morada Nova de Minas? Tudo. Aqui é o lugar ideal para se viver o Evangelho.
Venha viver o Evangelho conosco!
Igreja Presbiteriana de Morada Nova de Minas.