terça-feira, 20 de abril de 2010

Religião e Supra-religião

"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera".  Isaías 64:4


Nesta oração(Is. 64), o profeta divide toda a história da religião em dois grupos: Religião e Supra-religião. A Religião é o esforço do homem para religar-se a Deus, já a Supra-religião é Deus salvando o homem para uma vida de plena comunhão.

A Religião não é apenas pré-medieval, ela é jurássica, pré-histórica e geralmente se gaba de grande vantagem evolutiva e isto pode ser visto hoje no chamado "mundo pós-cristão". Na Religião os homens são o centro(antropocentrismo), os métodos para se chegar a Deus são dos mais engenhosos aos mais cômicos: alguns grupos escolhem escalar a montanha do precipício humano pelo método das boas obras, reencarnações, conhecimento científico aliado à um sincretismo de espíritos bons e almas desencarnadas que vagueiam procurando refúgio; outros preferem um esforço mais fustigante de peregrinações, procissões, ícones para representar um panteão de santos, sustentados por um forte cabedal de tradições e figuras que são verdadeiras lendas vivas; há ainda outros incontáveis grupos que vão desde uma religião esbanjadora e consumista aos ascéticos, desde os secularistas aos místicos obcecados, desde os tradicionais aos progressistas, desde os que celebram as convenções humanas mais "politicamente corretas" aos que reverenciam o falo e acreditem, há alguns que andam em cemitérios comendo cadáveres. Tudo isso a procura de Deus ou tentando alcançá-lo com seus próprios esforços, com sua própria astúcia e metodologias.

A Supra-religião é uma entrega ao método de Deus, uma rendição ao chamado do Deus Justo e Bom. Não há negociação, tudo está consumado. Não há como diminuir o amor dEle, nem aumentá-lo. Não há nada que se possa fazer para dizer para Ele: "eu mereço". Não, é só crer. E crer não é trabalhar(Rm. 4.5). Crer é saber que Deus trabalha. Crer é descansar no trabalho de Deus. De forma que, não trabalhamos mais para aplacar a ira de Deus como os da Religião, pois Ele o fez por nós e agora servimos a Ele em amor e paz. Nosso esforço não é para nos religar a Ele, mas porque religados a Ele como fomos, já nos tornamos seus aliados. Nosso trabalho agora não é vão, pois uma vez religados a Ele, somos dinamizados pelo seu Espírito para servi-lo alegremente e sem a necessidade de religarmos de novo a Ele, pois Ele o fez completamente em Cristo, seu Filho.

Isto é extraordinário, pois sabemos que os outros deuses precisam ser adulados, precisamos dar o sangue por eles para que, talvez, eles se agradem de nós, mas o Deus Vivo deu seu Filho, deu seu Sangue, para que nós descansássemos nEle eternamente.

E você, está na religião ou na Supra-religião?



CONHEÇA MAIS DO EVANGELHO DA PAZ:

R. Waldemar Álvares R. de Souza, 667
Centro
Morada Nova de Minas-MG


(038) 9828-7853