sábado, 8 de dezembro de 2012

O ALVO FINAL DAS NOSSAS ORAÇÕES


Em toda a história depois da queda o ser humano viu na na oração um mecanismo de obtenção dos favores divinos.
É bem verdade que são inumeros os textos na Bíblia que mostram exemplos de oração em que nelas só se vê pedidos  a Deus. Mas não é esta maior incidência de textos bíblicos que deve nos orientar e sim o escopo geral de toda a Bíblia. Nem pelo fato de a oração modelo(Oração do Pai Nosso) conter tantos pedidos, inclusive pelas circunstancialidades da vida, que deveríamos ceder-nos a compreensão de que a oração é tal mecanismo de petições.

O propósito geral da Bíblia é levar-nos ao conhecimento de Deus. Da mesma forma, até na oração modelo com suas petições, o objetivo é que conheçamos o Caráter de Deus.

Orar é conhecer e desvendar as profundezas do relacionamento com Deus. Orar é falar com alguém a quem "conhecemos e prosseguimos em conhecer".

Jesus disse: "Pai nosso que estás nos céus". Somos como um filho que já conhece o pai e ainda está no exercício deste conhecimento.
Orar é descobrir mais e profundamente que Deus é nosso Pai, mas não como um pai pecador como eu sou, e sim, como só Ele É.

Orar é descobrir que Ele "está nos céus". Entendo que a melhor imagem paralela ao que Jesus está nos ensinando com isso esteja no Salmo 46.10a: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra".

Algumas afirmações breves sobre este verso:

1. Deus não apenas foi ou será exaltado, Ele é exaltado. Mesmo que as circunstâncias na nossa vida no presente deixem uma interrogação(v.1), Deus é exaltado.
 
2. Deus é Soberano entre as nações e na terra. Por mais que nosso planeta pareça muitas vezes um caos total(v.2, 3,6, 8 e 9).

3. Este Deus é um Pai para nós e "assim como uma criança se aquieta" no colo do pai quando quando se sente ameaçada, sabendo que o pai irá lhe proteger, assim todos nós deveríamos "nos achegar confiantemente diante do trono da Graça" sabendo que o Rei é nosso Pai Soberano, mas também Amoroso.

O ideal de toda oração nossa deveria ser chegar a este ponto: "Pai nosso que estás nos céus" ou "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus".
Oremos amados, até ao ponto em que nossa alma se veja no colo do Pai Eterno.