sábado, 28 de janeiro de 2012

VOCÊ TEM UMA FÉ EGOÍSTA OU COMUNITÁRIA?



“Eu não preciso fazer parte de uma igreja local, posso servir a Deus sozinho em casa”.

Provavelmente você já ouviu esta afirmação ou algo parecido. O mais interessante é que isso é visto como algo novo, do nosso tempo, mas é tão velho quanto o próprio pecado. Quando Eva aproximou-se da “árvore do conhecimento do bem e do mal” e foi seduzida pelo diabo ela estava sozinha(Gn. 2.17; 3.1-5).

É trágico ver as distorções que se faz a algo tão simples de compreender e tão vital à fé cristã.

Outra distorção comum é a prática de reunir-se pela mera conveniência ou pela simples adulação que os outros podem nos dá por sermos frequentes nas reuniões, ou para tentar “fazer média com Deus” – como por exemplo, Isaías 1:10-20, como diz o verso 12: “Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?”(grifos meus).

Devo apresentar algumas razões que me vem à mente agora para a boa prática de se congregar numa igreja local:

1.       Congrego porque Deus é amor e, portanto não é egoísta – logo a expressão da minha fé deve ser comunitária, pois se não posso amar a quem eu posso ver, como amarei a quem não o vejo?  1.Jo. 4.20.

2.       Congrego porque é impossível amar sem relacionar – se amo a Deus, devo amar o próximo e jamais o farei se não relacionar. 1.Jo. 4.21; 1Co.13.

3.       Congrego porque o culto congregacional é a uma expressão em miniatura da Igreja que é o Corpo de Cristo dando louvor a Deus – no céu não há crentes ilhados e a comunidade redimida será plena de adoração em volta do Cordeiro de Deus. Ap. 4.

4.       Congrego porque o culto congregacional é uma expressão, mesmo que pálida, da comunhão que há entre o Pai, Filho e Espírito Santo – não há algo tão lindo de se ver nesta terra quanto a reunião de pessoas com costumes diferentes, habilidades diversas, histórias das mais variadas se reunirem num só pensamento, sentimento e coração, isto é, para adorar a Deus, glorifica-lo e servir o próximo, isto é estar em Cristo como um “novo homem”. Cl. 3.10-11.

5.       Congrego porque o crescimento espiritual de cada membro é potencializado pela ministração dos demais membros – em outras palavras, quando um crente deixa de participar efetivamente ele está contribuindo para o enfraquecimento espiritual dos demais. Inclusive, eu mesmo, pela efetiva ação do Espírito Santo, posso(e devo) contribuir para o crescimento dos demais irmãos na fé. 1Co. 12.12-31 e Ef. 4.11-16.

6.       Congrego porque meus pecados e minhas contradições jamais se manifestarão diante de um espelho – você pode ficar horas a fio olhando a si mesmo no espelho, mas só conhecerá a si mesmo quando tiver que jantar, trabalhar, jogar futebol, realizar uma tarefa em grupo, estudar a bíblia e sobretudo, conviver com um grupo de pessoas bem distintas – Pv. 27.17.

7.       Congrego porque não quero ter costume do isolamento autossuficiente – o autor de Hebreus identificou um grupo de irmãos que “se achavam”, achando que, não precisavam de “admoestações”(conselhos) nem de admoestar outros(Hb. 10.25).

Se você esperava argumentos como: “Congrego porque é na igreja(leia-se templo) que eu vou receber aquela bênção!”, “Congrego porque é na igreja(leia-se templo) que o poder de Deus vai se manifestar!” etc., lamento te desapontar, mas você está muito enganado! Esse tipo de declaração é anti-bíblica e absurda. E se as razões que apresentei não lhe motivam a congregar, sugiro que você reveja se está ou não na fé. “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”. (2 Co.13.5).

Por isso queridos(as), não há melhor conselho sobre o assunto como já fora dado em Hb.10.24-25:
Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.


Paz e vida em Cristo,




M. Ilton Marcos Soares Freitas
Igreja Presbiteriana Moradas de Paz