terça-feira, 24 de janeiro de 2012

UM PRIVILÉGIO QUE POUCOS PROCURAM



Todos procuram privilégios. Privilégios são direitos, vantagens que nos proporcionam certas regalias e benefícios especiais.

Todos procuram privilégios, inclusive os privilégios de Deus. Há, todavia, no Ranking de privilégios alguns que os homens na sua maioria esmagadora desprezam. Dentre os mais rejeitados, destaco em especial um que é dado pelo Espírito Santo, pois é ofício dEle, isto é, Só o Espírito Santo pode realizar tal benefício em nosso coração.

No Evangelho de João 16, nos versos 8 e 9, Jesus disse:

Quando ele[O Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:  do pecado, porque não crêem em mim.

A primeira obra de salvação do Espírito Santo no coração humano é convencer do pecado.

É dar uma profunda consciência ao pecador de que o seu coração é desesperadamente contrário à vontade de Deus(e todo mundo tem um coração assim).

É destronar todo espírito de religiosidade que conduz cada indivíduo à autojustificação(a religiosidade procura levar da autojustificação ao cinismo espiritual).

É implodir toda autoconfiança espiritual, toda autoafirmação do ego, toda negação de dependência absoluta da Graça que está somente em Cristo.

Em outras palavras, a primeira obra do Espírito Santo é nos jogar no chão. Como Saulo, que para ser levantado como Paulo, o grande mensageiro do Evangelho para os gentios, teve de antes, cair(literalmente) do cavalo.

Isto é um enorme privilégio!

Pois o Espírito Santo atua como um médico quando diagnostica uma grave enfermidade antes de trata-la.

Porém, os que andam a caça de autoajuda, que amam o massagear do seu ego; que não se rendem ao quebrantamento do Espírito Santo jamais serão curados.

Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos”(Isaías 57:15).

Este é um privilégio sem par – ser tratado pelo Espírito Santo!

Nunca houve e jamais haverá tamanho privilégio!

Hoje, se você leu estas palavras, entre no seu quarto e faça um pedido ao Espírito Santo: “Espírito Santo, eu reconheço que o meu pecado tem me enganado até do fato de eu saber o quanto sou pecador, mas agora, humildemente venho entregar meu coração ao teu dispor. Faça o que Tu queres em mim. Mostra-me quem eu sou e o quanto eu preciso de Jesus. Obrigado!”.

Há ainda outras realizações do Espírito Santo que decorrem desta, mas sobre elas trataremos noutra ocasião.

Paz,

M. Ilton
Morada Nova de Minas.