quarta-feira, 13 de julho de 2011

SERVIR É UM GRANDE PRIVILÉGIO

Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”(Mt. 20.25).

INTRODUÇÃO:
Amados irmãos, todos temos visto como o mundo clama por pessoas que demonstram amor! Mas para isto é necessário voltar a conceitos antigos, tão antigos que são mais remotos que a própria criação, pois o ato de servir nasceu antes mesmo da criação do mundo, isto é, quando Jesus decidiu vir “não para ser servido, mas para dar a sua vida em resgate por muitos”. Toda existência tem só tem sentido porque Ele veio e todo bem que há, só é real por causa deste ato maravilhoso do nosso Senhor Jesus. Portanto, vamos aprender porque servir é um grande privilégio:



1. PORQUE É O ESTILO NATURAL DE VIDA DO REINO DE DEUS – v. 25 e 26a.
Alguém disse: “Se você não vive para servir, não serve para viver”. Esta é uma forma de falar da posição vital que é servir em nossas vidas, isto é, nossa vida perde significado assim que nós deixamos de servir.
a)      É o estilo de liderança cristã.
O contexto imediato do texto que lemos trata primordialmente da questão da liderança. Os Apóstolos estavam ansiosos por um lugar de destaque no Reino de Cristo e chegaram a indignar-se uns com os outros por causa dessa disputa(Mt.20.20-24). Por esta razão servir é o novo estilo especialmente da liderança cristã no Reino.
b)     É o estilo de vida cristã.
Mas por quê o estilo do líder cristão deve ser o de servo? Porque o líder cristão é colocado por Deus diante da comunidade como padrão, consequentemente, Deus deseja que todos aprendam a servir. Esse é o caráter da nova comunidade de pessoas nascidas de novo. É a mudança absoluta de paradigma para a vida.
Portanto, servir é um grande privilégio, pois é o estilo natural de vida daqueles que estão no Reino de Deus.


2. PORQUE É O QUE NOS FAZ GRANDES NO REINO – v.26b e 27.
Servir é tornar-se grande.  Servir é tornar-se primeiro.  O paradoxo apresentado por Jesus está explícito. Ele contrasta a vida do cristão com a vida dos fariseus. Os fariseus amavam as homenagens, os louvores dos homens, as condecorações religiosas e o reconhecimento das pessoas(Mt. 23.1-36), mas Jesus mostra que quando estamos servindo de coração estamos sendo reconhecidos por Deus independente de qualquer conceito humano.


3.  PORQUE É A APROPRIADA IMITAÇÃO DO NOSSO SENHOR CRISTO JESUS – v.28.
Perdemos a visão de que a essência do progresso espiritual é parecermos mais e mais com Cristo. Tragicamente os crentes correm atrás do poder de Deus, das bênçãos de Deus, das vitórias de Deus, mas perderam de vista o coração de Deus, o caráter de Deus. Para curarmos esta esquizofrenia espiritual na qual fomos inseridos, precisamos aprender a SERVIR “tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.v.28.
Imitar a Cristo é um privilégio grandiosíssimo, e servir é um princípio fundamental desta imitação sublime.

CONCLUSÃO:
Servir é uma destas palavras que não se conformam com a inércia. Servir exige vida, prática e atitude. Nosso Senhor Jesus veio para servir e o fez, se não o fizesse, jamais teria servido. Portanto, deixamos um convite a você que se junte a nós neste mesmo propósito. Mova-se e experimente deste grande privilégio!
A Igreja Presbiteriana Moradas de Paz tem como alvo resgatar, proclamar e praticar os princípios do Evangelho de Cristo em Morada Nova de Minas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário