sábado, 7 de agosto de 2010

DIA DOS PAIS & DIA DOS ÓRFÃOS

Amanhã será a aula inaugural da nossa EBI(Escola Bíblica Infantil), minha esposa tem preparado tudo com muito carinho. Eu estou aqui a pensar nas muitas crianças de Morada Nova de Minas, a maioria delas com uma carência descomunal. Fico pensando nesta data tão importante: Dia dos pais. Meu filho mais velho antecipou o presente que é um suporte para chaves com dizeres tão elevados sobre a figura do pai. Se quisermos saber a importância de alguma coisa basta perguntar como ficariam as demais sem a presença dela. Aplicando a ao pai o resultado seria órfão.
Bem, mas alguém já ouviu falar do Dia dos Órfãos?
Existe. Dia 24 de dezembro, véspera de Natal, é dedicado aos órfãos. Nesta data, crianças órfãs aguardam a chegada de uma surpresa, de um presente ou de uma visita, com um sentimento muito especial. Tragicamente parece que o Dia dos Órfãos fora engolido por nosso Natal Comercial(alías, quem é que vai presentear órfãos se tem que religiosamente comprar os presentes de Natal?).
Enquanto isso, na vida real, os órfãos se multiplicam e os pais se subtraem(para não dizer, são dizimados). Para o pensamento comum a lógica é, não existe filho sem pai, mas a verdade é que não existe pai sem progenitor. Existem muitos órfãos de pai, mas o mais maluco é que a maioria são órfãos de paternidade humana(Paternidade: lat. paternìtas 'sentimentos de pai'). Presencio isso todos os dias e eu mesmo luto contra isso em minha vida. Há filhos cujos pais estão dentro de casa, mas sem paternidade. São filhos órfãos!
Mas lembro-me também do que a Palavra de Deus diz: “Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada” (Psalm 68:5). Em Morada Nova de Minas pode ter muitos órfãos de pai e de paternidade, mas não há nenhuma criança no mundo inteiro, em todos os tempos que seja órfão de Pai ou de paternidade celestial. Da sua santa morada Ele cuida dos descuidados. Fazendo assim ele é Deus Pai, cheio de paternidade.
Tenho ainda muito o que dizer sobre isso, mas estou fazendo um esforço para escrever pouco. Então confira você mesmo na Bíblia histórias como a de Mefibosete, José, Jefté etc.

Fique na paterna paz que nos é dada em Cristo!

E encontre-nos nos Encontros da Paz:
R.Waldemar Álvares, 667 – Centro
Morada Nova de Minas – MG
Ilton.

3 comentários:

  1. Parabéns Ilton, pelo belo trabalho que você e sua esposa estão exercendo em Morada Nova de Minas.

    ResponderExcluir
  2. Que os "patemitas" esteja no coração do amado;que prazer São Hilton ler seus escritos!Fico muito feliz em "ver" o trabaho que o irmão esta fazendo Na Morada,sempre que tiver um texto novo manda um link pra Nos (Eu e Nell). A paz no No senhor eu te desejo.

    ResponderExcluir
  3. Vivemos em um país onde tudo é muito bonito no papel, muitos projetos assistencialistas, muitas metas e metas...e esquecem sempre do principal..."ação"! A criança de hoje é o adulto do amanhã. E isso é fato, não podemos discutir. Agora, o que discutir é como esse adulto está sendo formado por nós.
    Vemos Pais que muitas vezes nem sequer falam do amor de Deus para os seus filhos, esquecem quão belo, quão maravilhoso é saber que temos um Deus que é por nós, que mesmo se o nosso pai nos desamparar Ele sempre estará lá, o mesmo, Ele não muda. Esquecem que a oração é a única é a única forma de mudar o impossível e que o nosso vazio só é preenchido por algo concreto...que nunca foi abstrato, apesar de muitos pensarem que sim.
    Que Deus abençoe vocês...família de Ação, que não se contenta em contemplar a destruição e ruina dos povos, pelo contrario, tem força (que vem do alto) pra mudar a situação, pra ser como Habacuque. ...Apesar de tudo...se alegrem sempre no Senhor!
    Um grande abraço cheio de saudade e Amor!

    ResponderExcluir