terça-feira, 6 de abril de 2010

FUTILIDADE vs. MAGNITUDE

Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”(Mc.10.45).
O dilema de servir se encontra na decisão entre a futilidade e a magnitude. Neste texto podemos ver este conflito claramente.
Observemos primeiramente a futilidade. O verso 41 nos diz que os discípulos ficaram indignados com Tiago e João por causa do pedido deles a Jesus. Na verdade todos eles queriam um lugar de proeminência na glória. Era isso que ocupava a mente deles naquele momento tão crucial de conversa e aprendizado com Cristo. Talvez alguém ainda diga: “Ora, eles estavam almejando a grandeza, como é que você pode chamar o anseio pela grandeza de futilidade?” A resposta é que qualquer um de nós que almeje a grandeza que não é a grandeza de Deus(v.43-44) está na realidade correndo atrás de futilidade.
Nos versículos anteriores, mas não em outra cena, podemos ver Jesus falando com eles acerca da sua morte. É impressionante a descrição feita aqui do que aconteceria com Ele. Esta descrição mostra que Jesus estava plenamente consciente do lhe ocorreria. Ele não podia ser surpreendido. Mais impressionante ainda é a resolução amorosa que o levou a entregar-se por nós mesmo sabendo antecipadamente de cada detalhe do seu sofrimento cruento. Ele estava explicando como aconteceria o seu sacrifício que redundaria na salvação do homem, mas os discípulos, porém, procuravam-se em saber quem poderia ocupar os lugares de maior importância na glória.
Assim como os discípulos, podemos hoje estar vivendo a futilidade, desprezando a magnitude. Enquanto poderíamos passar saber sobre o que o Senhor nos chama para viver hoje, podemos estar tão ocupados com as futilidades e caprichos de nossa carne. Esta é a crise de buscar a glória versus buscar servir. Lidamos diariamente com ela.
Paremos um pouco, levantemos o olhar e caminhemos em direção aos magníficos propósitos que nosso Salvador tem para nós.
Um bom dia para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário